quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Que Não Interessa Mais Para Quem trabalha Com blogs

 

 

10 coisas que não interessam mais para quem trabalha com blogs

blog-dinhneiro-04 Olá Pessoal, como estou em trânsito em uma nova empreitada, e não estou podendo postar novas matérias em meus blogs. Então resolvi capturar algumas informações importantes na internet para poder colocá-las aqui nos posts, enquanto estou em transição. Esta matéria é da Escola Dinheiro da qual sou afiliado e foi escrita por Paulo Faustino, um dos fundadores da mesma.

Espero que aproveitem essas informações, que são muito importantes enquanto eu estou aqui absorvido em meus cursos.

 

 

 

 

Desde que fundamos a Escola Dinheiro em Fevereiro de 2008, muita coisa mudou na blogosfera. Surgiram novas tecnologias, novas mídias sociais, novas ferramentas, as plataformas melhoraram imenso, o SEO passou de importantíssimo a importante, entre muitas outras coisas. Logicamente, quem visita o nosso blog e/ou realiza buscas nos motores de busca como o Google ou Yahoo, tende a encontrar conteúdos do nosso blog que falam de coisas que na verdade hoje não interessam mais para quem está trabalhando neste meio digital. Para clarificar algumas dessas coisas, vamos então analisar algumas das coisas que hoje não interessam mais para quem trabalha com blogs, mas que outrora foram recomendadas e/ou fizeram sentido na vida dos blogueiros.

Aquilo que hoje faz sentido na blogosfera, amanhã é algo que provavelmente não fará mais, pelo que é necessário estarmos constantemente em cima das novidades, acompanhar o mercado e evoluir juntamente com ele. Portanto, aquilo que hoje são 10 coisas que não recomendamos mais, amanhã poderão ser mais, ou menos, não sabemos. Portanto, vamos então desmistificar algumas coisas que não têm mais interesse para quem trabalha com blogs, para que os novatos possam concentrar a sua atenção naquilo que é realmente importante.

 

blog-dinhneiro-021. Medir o Pagerank

Por incrível que pareça, ainda existem muitos blogueiros novatos a dar importância ao Google Pagerank. O que outrora foi uma métrica importante para que trabalhava na blogosfera, hoje é uma métrica sem sentido absolutamente nenhum e que não serve para rigorosamente nada. O Pagerank não tem influência no rankeamento de um blog, não serve como métrica para alegar que um site é melhor do que outro, basicamente, não serve para nada. O Pagerank é hoje uma unidade métrica que não é utilizada por nenhum profissional, e que como tal não serve para qualificar seja o que for. Desista dessa idéia de aumentar o seu Pagerank. Isso hoje não importância.

 

blog-dinheiro-06 2. Usar agregadores de conteúdo

Os agregadores de conteúdo tiveram outrora um papel importante na blogosfera. Serviam para divulgar matérias em grande escala, agregar links válidos para blogs, entre outras coisas. Passados alguns anos, os agregadores não são hoje importantes na estratégia de um blog por diversas razões. Primeiro porque geram conteúdo duplicado, depois porque geram demasiados backlinks sem qualidade, e depois porque na generalidade, eles prejudicam mais um blog do que o ajudam. Não existe nada mais importante neste momento do que conseguir bons rankeamentos nos buscadores, atrair tráfego orgânico de qualidade, etc.. Isso sim, é realmente importante para os blogs, a par de outras coisas como um bom perfil de linkbuilding, com links válidos e de fontes credíveis no mercado.

 

blog-dinhneiro-01 3. Densidade de palavras-chave

Muitos usuários ainda pensam que ter determinado tipo de quantidade de palavras-chave num artigo é importante para conseguir melhores posicionamentos com esse texto. Essa idéia está perfeitamente errada. A densidade de palavras-chave, tal como as Meta tags, ambas muito utilizadas há alguns anos, hoje não têm mais importância do ponto de vista técnico. O Google não dá mais importância para densidade de keywords, mas sim a qualidade da informação presente no texto. O mais importante é criar influência com os seus textos, ou seja, documentar muito bem um determinado tipo de conteúdo, com informação relevante, e com isso conseguir igualmente uma boa relevância em termos sociais, com partilhas no Facebook, Tweets no Twitter, +1′s no Google+, entre outras métricas que passaram a ter mais influência na qualidade e competência de um determinado texto.

 

blog-dinhneiro-08 4. Diretórios de blogs e artigos

Os diretórios de blogs e diretórios de artigos também já viveram o seu momento alto, quando chegaram a ser importantes no processamento de indicação e indexação dos blogs, porque geravam backlinks de qualidade, levavam visitantes aos blogs, e permitam catalogar mais facilmente a blogosfera. Hoje em dia, este tipo de diretórios é visto como conteúdo duplicado, muitas vezes gera backlinks sem qualidade, e isso, tal como acontece com os agregadores de conteúdo, prejudica mais os blogs do que os ajuda.

 

blog-dinhneiro-05 5. Ganhar dinheiro com domínios parqueados

Há uns anos os domínios parqueados eram uma oportunidade fantástica de ganhar dinheiro, especialmente com a inclusão do Google Adsense para domínios. Desde que o Google decidiu descontinuar o produto, por gerar demasiados cliques inválidos ou de baixa qualidade, que prejudicavam mais os anunciantes do que os ajudavam a encontrar bons clientes, o parqueamento de domínios perdeu grande parte do seu interesse. Hoje em dia é preferível colocar uma landing page temporária com indicação de que o domínio está disponível para venda e/ou com conteúdo temporário sobre o tipo de projeto que estará presente, com alguns anúncios do Google Adsense ou Afiliados à mistura, acaba por gerar melhores resultados do que parquear o domínio e receber centavos por clique.

 

 

webmail 6. RSS Feeds tradicionais

Os RSS Feeds tradicionais para leitores de feed também “já foi chão que deu uva”. Hoje em dia é muito mais importante construir um bom banco de dados de emails, do que propriamente ter muitos leitores consumindo a informação do seu blog através de leitores de Feeds, uma vez que esse tipo de leitor não gera retorno do ponto de vista do negócio. A juntar a isso, o Google descontinuou o Google Reader, e isso deixou a mensagem clara de que os RSS Feeds têm os dias contados enquanto forma de ler conteúdo regularmente de um site ou blog. Portanto, o mais importante é utilizar uma plataforma de e-mail marketing para gerar subscrições via e-mail, construir um bom banco de dados, e posteriormente utilizar esse serviço de e-mail marketing para comunicar com esse público de uma forma bastante mais rentável.

 

blog-dinhneiro-07 7. Usar o Blogspot/Blogger

Embora seja uma opinião mais pessoal do que técnica, a verdade é que continuo a considerar que usar o Blogspot como opção para criar um blog profissional e de renome na internet é um verdadeiro tiro no pé. A juntar a isso, a Google tem um controlo absoluto sobre o conteúdo de todos os blogs, e a mesma pode a qualquer momento decidir encerrar um determinado blog, fazendo com que você perca anos de trabalho. No WordPress isso não acontece. Utilizando o WordPress.org além de você ter um controlo absoluto sobre o conteúdo do seu blog, a plataforma está desenvolvida de tal forma que é possível fazer qualquer coisa em cima do WordPress, sejam sites empresariais, institucionais, lojas de e-commerce ou uma outra coisa qualquer. A juntar a isso, o WordPress oferece uma plataforma mais eficiente, versátil e com mais funcionalidades, com um código limpo e uma estrutura que lhe permite rankear facilmente um blog nos motores de busca.

 

marketing digital 8. Usar anúncios de 125×125

Os anúncios de 125×125 também já deram o que tinha a dar. Foi um formato de anúncios bastante popular nos blogs há alguns anos atrás, mas desde então tem vindo a ser descontinuado pela grande maioria dos principais blogs internacionais e de renome na internet. É um formato que gera pouca visibilidade e retorno para os anunciantes, e que foi substituído por muitos blogs pelo formato de 250×125 que por sinal usamos aqui na Escola Dinheiro e é utilizado também por blogs renomeados como o Smashing Magazine, e que gera uma maior atratividade para os anunciantes e consequentemente um maior retorno. Utilizar este tipo de formato é um erro neste momento, porque os resultados ficam muito abaixo do esperado para os anunciantes, e isso reduz as probabilidade de conquistar mais anúncios e vender mais.

 

blog-dinhneiro-06 9. Dar importância ao Alexa

O ranking Alexa que há alguns anos fazia furor, nunca foi aceite pelo mercado como uma métrica fidedigna, por não envolver os blogs no processo e fazer estimativas baseadas no algoritmo próprio. Ainda assim, muitos blogueiros utilizam a ferramenta como uma métrica de carácter importante, quando na realidade não o é. O ranking Alexa tem a mesma importância que o Pagerank da Google, ou seja, nenhuma. Portanto, procure não se basear nessas informações porque elas não são corretas e podem de alguma forma levá-lo a pensar que o seu blog é bom ou mau, quando na realidade não é assim que se analisa a performance e qualidade de um projeto. Ferramentas como o Moz.com, Hrefs.com, etc., são melhores indicadores do que propriamente o Alexa. Para aprofundar esta temática, leia este artigo.

 

blog-dinhneiro-09 10. Focar os seus rendimentos no Adsense

Que o Adsense é bom para gerar algum valor para o seu blog, disso ninguém tem dúvidas. No entanto, o Google Adsense está longe de ser a melhor forma de ganhar dinheiro na internet. A juntar a isso, construir um negócio baseado na performance dos anúncios do Google Adsense, pode ser um verdadeiro tiro no pé, uma vez que os rendimentos do Adsense estão muito dependentes do tráfego orgânico de qualidade que advém dos motores de busca como o Google. Isto significa que se o seu blog cair nos resultados de busca (SERPS) os seus rendimentos cairão também. A juntar a isso, os programas de afiliados, venda de infoprodutos, venda de publicidade própria (banners, publieditoriais, etc) são uma forma muito mais eficaz de escalar o negócio, usando o Adsense simplesmente como complemento de renda. Foque o seu negócio numa mistura híbrida de rendimentos, para que quando alguma coisa acontecer, você não tenha o seu negócio sustentado nas bases incorretas. Para aprofundar esta temática, leia o artigo: Diversificar os rendimentos com um novo projeto.

Abraço,
Paulo Faustino

 

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